
Com o desenvolvimento tecnológico que tem vindo a acontecer ao longo dos anos, têm surgido cada vez mais meios e ferramentas de comunicação sem ser necessário sair de nossas próprias casas, ou seja, cada vez mais podemos trabalhar estando em casa, estarmos informados e expormos as nossas opiniões relativamente a determinados assuntos.
Inicialmente, o Blogue era mais difícil de ser utilizado, pois usava uma linguagem que não era familiar a todos, ou seja, nem todos sabiam trabalhar com ela. Em 1999 duas empresas tornaram a publicação Weblog mais alcançável a um número mais vasto de pessoas, disponibilizando modelos gratuitos e serviços de alojamento de informação para quem cria-se blogues. "O blogging evoluiu de formas diversas e serve uma série de propósitos sociais".
A Blogosfera é um termo colectivo que compreende todos os weblogs ou blogs como uma comunidade ou rede social. Na sociedade em que vivemos nos dias de hoje, fala-se muito da importância e qual o verdadeiro papel dos blogues. Alguns indivíduos da sociedade são "contra" os blogues pois, consideram que são utilizados de forma gratuita por outros pessoas que têm como único objectivo ofender os políticos, outros membros da sociedade e até mesmo a própria sociedade em geral.
Contudo consideramos que os blogues, nos dias de hoje, são uma ferramenta com alguma importância pois, possibilitam a divulgação de ideias, princípios, desenvolvem a criatividade, permitem a criação colectiva e a aproximação , por exemplo, de alunos e professores no processo de ensino - aprendizagem. Um exemplo verídico são os jornais, onde as pessoas podem ler e manter-se informadas, todavia não têm a possibilidade de expor as suas dúvidas nem sugestões, no entanto através dos blogues o jornalista pode ficar a saber a opinião dos leitores e do público em geral sobre determinado acontecimento, através dos comentários que os leitores têm oportunidade de fazer. Sem a existência de um blogue o público apenas pode ler o artigo e mesmo que tenha uma opinião formada acerca do assunto não pode "ser ouvido".
Tal como já foi mencionado e a respeito da parte educativa, os blogues funcionam como uma alternativa ao método de ensino comum, ou seja, os professores podem ter o seu próprio blogue expondo, por exemplo, as suas investigações, materiais de apoio aos alunos, tornando de certa forma o ensino mais apelativo e critico através de um "convívio" constante.
Fonte:
0 comentários:
Enviar um comentário