
Hoje em dia, pode-se verificar na nossa sociedade e no nosso próprio quotidiano, nos encontramos “saturados” de tecnologias, tecnologias que desde os finais de séc. XX são principalmente tecnologias digitais. Este processo de densificação tecnológica tornou-se tão normal para nós que seria impossível ou, no mínimo, muito difícil pensar numa situação diferente, pensar num mundo sem tecnologia. Pode-se mesmo afirmar que, encontramo-nos num terceiro ambiente, o qual se encontra apoiado e no qual a internet é uma expressão desenvolvida.
Nos nossos dias, já não precisamos de andar “carregados” com livros pesados pois, no nosso dia-a-dia podemos “levar” a mesma informação em pequenas agendas electrónicas, isto é, os ambientes digitais permitiram aumentar a densidade tecnológica do nosso quotidiano. Não aliviamos apenas o peso físico da informação, como também conseguimos aumentar a sua densidade, densidade esta que contribuiu para o aumento da densidade tecnológica da nossa vida quotidiana. Das características mais associadas ao novo ambiente podem-se enunciar as seguintes: Portabilidade/Proximidade e a Hibridação. No que toca à Portabilidade/Proximidade, cada vez mais os computadores e outros diapositivos tecnológicos são mais fáceis de transportar, podemos até aproxima-los mais do nosso corpo, de certa forma, começaram a fazer parte da nossa indumentária. Deste modo, podemos transportar grandes quantidades de informação para qualquer lugar. A Hibridação é um processo no qual as diferentes tecnologias se fundem umas com as outras (tudo isto sucede com todos os dispositivos tecnológicos que introduzimos nas nossas vidas). Há uma verdadeira fusão entre uns e outros que tem como resultado dispositivos híbridos.
Neste momento, encontramo-nos numa altura da nossa vida em que constatamos que o mundo digital está a afectar os espaços sócio-educativos e por consequência os espaços educativos que se vêm a construir ao longo dos tempos. A escola de massas é um espaço sócio-cultural mais importante para a humanidade e nessas escolas de massas foram formadas as novas gerações. Até finais do século a escola representava o único local de acesso e de utilização das tecnologias digitais, mas está a perder continuamente esse privilégio, devido à densidade tecnológica. Surge então uma pergunta: que outros espaços apareceram? De maneira a responder a tal pergunta há a necessidade de fazer a distinção entre espaços “reais” e espaços “virtuais”. Como exemplo de espaços reais temos a casa e os cibercafés. Ao olharmos para a lista dos novos cenários virtuais podemos ficar surpreendidos. De entre os mais importantes podemos classifica-los pela actividade fundamental que neles decorre, tais como, o jogo (MUD – MMORPG), a comunicação (Messenger – chat), a informação/conhecimento (fóruns – wikipédia), a identidade (my space, pessoais Web) e a criação (pessoais Web, youtube).
Nos nossos dias, já não precisamos de andar “carregados” com livros pesados pois, no nosso dia-a-dia podemos “levar” a mesma informação em pequenas agendas electrónicas, isto é, os ambientes digitais permitiram aumentar a densidade tecnológica do nosso quotidiano. Não aliviamos apenas o peso físico da informação, como também conseguimos aumentar a sua densidade, densidade esta que contribuiu para o aumento da densidade tecnológica da nossa vida quotidiana. Das características mais associadas ao novo ambiente podem-se enunciar as seguintes: Portabilidade/Proximidade e a Hibridação. No que toca à Portabilidade/Proximidade, cada vez mais os computadores e outros diapositivos tecnológicos são mais fáceis de transportar, podemos até aproxima-los mais do nosso corpo, de certa forma, começaram a fazer parte da nossa indumentária. Deste modo, podemos transportar grandes quantidades de informação para qualquer lugar. A Hibridação é um processo no qual as diferentes tecnologias se fundem umas com as outras (tudo isto sucede com todos os dispositivos tecnológicos que introduzimos nas nossas vidas). Há uma verdadeira fusão entre uns e outros que tem como resultado dispositivos híbridos.
Neste momento, encontramo-nos numa altura da nossa vida em que constatamos que o mundo digital está a afectar os espaços sócio-educativos e por consequência os espaços educativos que se vêm a construir ao longo dos tempos. A escola de massas é um espaço sócio-cultural mais importante para a humanidade e nessas escolas de massas foram formadas as novas gerações. Até finais do século a escola representava o único local de acesso e de utilização das tecnologias digitais, mas está a perder continuamente esse privilégio, devido à densidade tecnológica. Surge então uma pergunta: que outros espaços apareceram? De maneira a responder a tal pergunta há a necessidade de fazer a distinção entre espaços “reais” e espaços “virtuais”. Como exemplo de espaços reais temos a casa e os cibercafés. Ao olharmos para a lista dos novos cenários virtuais podemos ficar surpreendidos. De entre os mais importantes podemos classifica-los pela actividade fundamental que neles decorre, tais como, o jogo (MUD – MMORPG), a comunicação (Messenger – chat), a informação/conhecimento (fóruns – wikipédia), a identidade (my space, pessoais Web) e a criação (pessoais Web, youtube).
0 comentários:
Enviar um comentário